Aprendendo a desenhar sozinho

O estresse é uma doença moderna que ataca até mesmo pessoas com pouca idade. O cansaço mental, a irritabilidade, e impaciência, o excesso de atividades e os problemas são causas do estresse, e a vida moderna é o que tem sido a grande responsável por ele. Por isso, profissionais da saúde aconselham que as pessoas tenham um hobby para conseguirem aliviar o estresse. O desenho é uma ótima opção para isso. Veja como começar os seus primeiros traços sozinho.

O desenho como terapia

Manter a mente ocupada ajuda a esquecer os problemas rotineiros e faz uma pausa em nossas obrigações. Essa pausa é essencial para que nossa mente possa descansar e relaxar, e as pessoas que se permitem um tempo de descanso, seja através de um hobby, uma atividade prazerosa, um esporte ou qualquer outra que possa fazer com que a rotina seja quebrada, têm menores chances de sofrer com estresse.

Isso porque quando estamos fazendo algo que gostamos nosso organismo libera substâncias que causam sensação de prazer e satisfação e essas substâncias vão agir em nosso corpo e nossa mente aliviando as tensões, eliminando o cansaço e fadiga mentais e ainda ajudando a equilibrar nosso pensamento e emoções.

Pessoas de todas as idades precisam desse tempo de descanso e ele é tão precioso que é capaz de prevenir problemas e distúrbios psicológicos que acontecem também em função da sobrecarga de responsabilidade e da sobrecarga emocional causada pelos problemas rotineiros e as cobranças da vida moderna.

O desenho é uma arte e também pode ser uma terapia para quem precisa fazer essa pausa. Uma atividade eclética e que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, o desenho estimula a criatividade, trabalha a imaginação e ajuda a liberar os sentimentos e emoções através da expressão no papel ou em tela.

Atualmente pessoas adultas têm voltado ao contato com desenhos e cores, através da Arteterapia com pinturas de livros, por exemplo, que aliviam o estresse. Mas não somente o colorir ajuda nessa função, como também o tracejar permite o mesmo.

Criar nossos próprios desenhos é uma maneira de distrair a mente e deixar que pensamento viaje sendo expresso em nossos traços, rabiscos, e formas variadas que exigem pouco material para acontecerem. Mesmo que você não domine nenhuma técnica de desenho pode começar a desenhar, afinal, desenhar é algo que pode ser aprendido(esse site é uma excelente referência).

Criando os primeiros traços

aprenda Desenhar

Se você deseja começar a desenhar, mas está preocupado porque não consegue fazer mais do que algumas forma infantis, não se preocupe, você pode aprender a criar seus desenhos do zero. Antes de tudo você precisa treinar sua mão, treinar os traços, educar a sua visão e aprender a enxergar as formas das cosias.

O desenhista observa aquilo que vai desenhar antes de começar o desenho em si. Ele treina a sua mão com tracejos e texturas que cria através de riscos, bolinhas, figuras geométricas e outros exercícios que vão te permitir dominar o lápis e se familiarizar com formas e texturas.

Depois disso é começar sem presa. Crie coisas pequenas, objetos simples, observe as formas e coloque no papel aquilo que você vê. Pode começar copiando um desenho, por exemplo, e logo você terá suas própria ideias.

Mas se realmente você não sabe como desenhar e nem por onde começar, não se aflija. Você pode recorrer a aulas de desenho mesmo sem sair da sua casa. Com as facilidades que a internet permite você pode encontrar facilmente aulas de desenho online que vão trazer técnicas, exercícios e dicas de como desenhar, e você vai aprender passo a passo a fazer seus primeiros rascunhos.

As aulas e cursos de desenho online têm a grande facilidade de que você pode ver e rever quantas vezes quiser e pode estudar quando estiver realmente disposto, num horário que seja melhor para você que esteja tranquilo e que deseja descansar. Dessa maneira você tem liberdade para tentar, errar, começar, recomeçar e fazer tudo com calma até alcançar o resultado que deseja.

Porém, não tenha pressa e não desista, cada um tem seu tempo, o importante é que você pratique constantemente para não destreinar sua mão. Com o tempo seus traços irão se aperfeiçoar e você vai descobrir em si um dom. Além de aliviar seu estresse e cuidar da sua mente e seu psicológico, você ainda vai poder imortalizar aquilo que você julga belo e admira.

Não tenha medo de começar a desenhar, não tenha medo dos resultados e não se compare a ninguém. Respeite seu tempo e suas habilidades. Existem técnicas variadas, e sempre que você sentir dificuldade em uma, tente outra até encontrar os traços que te agradam e que você consiga se expressar da maneira como deseja.

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn